segunda-feira, 23 de março de 2009

Será?


Será que as pessoas pensam que o Outro é bobo? Devem pensar sim. A inveja é perceptível nos olhos de alguns. E esses alguns não fazem questão de escondê-la. Às vezes, acontece (e a ficção já mostrou isso incansavelmente) de o invejoso querer imitar o invejado. O Outro percebe isso e se surpreende com a capacidade do ser humano de querer ter tudo que o Outro tem, de querer ocupar seu espaço, de querer se parecer com ele.


Já diz a sábia Patrícia Andrade (quem a conhece a fundo sabe que não exagero ao chamá-la de sábia): tudo na vida é merecimento. O Outro tem plena consciência de que nada vem de graça. E de que tudo que conquistou foi conseguido com muito trabalho, com dedicação que vem de anos, com esforço e sacrifício. Mas há aqueles que não entendem e que preferem imitar, pensando que tudo será fácil e que a glória é instantânea. É bem verdade que o sol nasce para todos. Mas só aqueles que têm a energia necessária para agir e lutar podem gozar a verdadeira realização nesta vida.


Será que as pessoas pensam que o Outro é bobo? Devem pensar sim. A bajulação é uma das reações mais fúteis da alma humana. Não adianta: o Outro percebe quando a admiração e a amizade são sinceras. O Outro identifica imediatamente o que é bajulação.
Repito: nada na vida vem de graça. Tudo é merecimento. Mas por que o poder e o status deslumbram tanto as pessoas, a ponto de fazê-las mentir - sim, pois bajular é mentir - para estar ao lado e gozar das benesses de quem se encontra hoje em posição superior? Nada explica. Aliás, nada justifica o ser humano se camuflar atrás da máscara do interesse e se render em "puxa-saquismo" ao Outro ou a quem quer que seja.
As pessoas pensam que o Outro é bobo. Mas isso, definitivamente, ele não é.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que o Joelmir é bobo?? Mas, definitivamente, ele não é!! Agora vou deixar de ler Arnaldo Jabor pra ler Joemlir Tavares! Ótimoooooooooo!!!!

Postar um comentário