segunda-feira, 25 de maio de 2009

Recebi meu diploma. E agora?

Não, eu não recebi nenhum diploma. Esse é apenas o título de uma reportagem que produzimos para "O Outro", site experimental dos alunos de comunicação da PUC Minas.

Só não me perguntem por que resolveram publicar a nossa matéria na editoria de política...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pequeno engano

Hoje conversei com uma pessoa que usava o adjetivo "fantasiado" para caracterizar algo que ela considera fantástico. Aí saíram frases como estas:

- Nossa, eu fiquei fantasiada. (Querendo dizer: eu achei fantástico.)

- Aí nós vimos aquilo tudo e ficamos fantasiados. (Entenda-se: nós achamos aquilo fantástico.)

Tive que segurar o riso. Mas ainda quero acreditar que a pessoa cometeu esse pequeno deslize linguístico (ai, que saudade do trema) por causa do nervosismo que a situação em que estávamos poderia, porventura, causar-lhe.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

A diferença que um fotojornalista faz

Discordo de quem afirma que, no jornalismo impresso ou digital, a imagem "ilustra" o texto. Muito pelo contrário. A foto ou ilustração deve informar tanto quanto ou mais que as palavras. Eis aqui um bom exemplo de imagem que fala por si e é capaz de, autonomamente, informar.


O crédito da foto é do jornalista Carlos Pacelli, do jornal eletrônico "Estadoatual", de Conselheiro Lafaiete.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Dublê de ex-futura celebridade

O cúmulo da falta do que falar... Pérola da página inicial do "G1".

Coincidência?

Agora há pouco, na edição de hoje (8.5.09) do "Jornal da Globo", reportagem sobre o trabalho de Deborah Colker no Cirque du Soleil. Coincidência ou não, o intervalo comercial que antecedeu a exibição da matéria trouxe um anúncio do espetáculo "Quidam", que o circo traz para o Brasil no fim deste mês, com patrocínio do Bradesco. Isso é o que eu chamo de publicidade "completa"!